segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que muda?


Outro dia eu e o noivo estávamos conversando sobre um assunto aleatório, tipo o Réveillon de 2010 para 2011. Estávamos planejando o que iríamos fazer, pra onde iríamos e, de repente, me deu um estalo e eu disse para ele: nós já estaremos casados nessa época. E foi tão engraçado falar isso. Fiquei refletindo sobre o que realmente muda nessa nova fase.

Apesar de planejar o casamento durante tantos meses, às vezes eu não me dou conta de que daqui a pouco estarei assumindo um milhão de responsabilidades ao lado de uma pessoa que escolhi para passar a vida toda ao meu lado. Quando penso por esse ângulo, dá um certo frio na barriga. Acho que deve ser a mesma sensação que uma criança tem quando está aprendendo a andar sozinha.

Durante 27 anos, eu sempre tive alguém (minha mãe) para me guiar, até para as coisas mais básicas. Quando o ralo entupia, eu só gritava: mãe, o ralo está entupido e, como num passe de mágica, o problema aparecia resolvido. Agora será bem diferente. Eu serei a responsável por guiar o barco sozinha. Não estou dizendo que não tenho responsabilidades, mas confesso que as facilidades de morar com os pais tornam ainda mais dura essa transição.

Sei que tenho a sorte de ter a minha mãe por perto, sempre que eu precisar, mas bate um medo de tantas coisas: das contas que vamos assumir daqui para frente, de sentir muita saudade de casa e da família, de não agüentar o tranco de administrar uma casa sozinha, de não saber fazer compras no mercado. São muitas inseguranças.

Escuto muita gente falar sobre as dificuldades da vida de casado. Sei que casamento não é brincar de casinha e eu tenho total consciência de que temos muita coisa para aprender, não só como cuidar de uma casa, mas também sobre relacionamento diário, e, principalmente, sobre tolerância.

Não temos a menor experiência em morar sozinhos, por isso, os primeiros meses serão difíceis, mas também deliciosos, divertidos e de muito aprendizado em conjunto. E com o tempo a gente vai sabendo melhor o que realmente muda depois do casamento.

2 comentários:

Danee disse...

Palavra de uma recém casada, todas essas suas preocupações são normais, eu acabei de casar e passo por todas essas inseguranças ainda. ´\E muito difícil cuidar de uma casa e as primeiras compras então meu Deus! Mas não se preocupe, a casa parece que funciona por si só e com o tempo vc pega a prática da coisa. E olha nada é mais gostoso do que dormir e acordar na sua casa ao lado da pessoa que a gente ama.
beijocas

Dânae e Lucas disse...

Oi Dane,

Obrigada pelas dicas. Tenho certeza que será um aprendizado gostoso.

Bjs