domingo, 18 de abril de 2010

Superstições de casamento

Não há como negar, todo mundo, sem exceção, tem um lado supersticioso. Quando falamos de casamento então, tem uma lista de coisas que devemos e não devemos fazer antes, durante e depois do evento em nome da superstição. Eu, como não sou boba nem nada, vou seguir todas as dicas que eu puder. Até porque, gente, nunca é demais se prevenir. Nas minhas pesquisas descobri que quase todas as superstições relativas ao dia do casamento têm a ver com a crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos.

Então, vamos às superstições mais comuns para o grande dia. Vou tentar seguir todas à risca.


 Arroz - Na China, 2000 antes de Cristo, o arroz era o símbolo da fartura. A tradição de se jogar arroz nos noivos, surgiu após o casamento da filha de um poderoso e rico Mandarim, que ordenou aos seus súditos que realizassem uma verdadeira "Chuva de Arroz" à saída da cerimônia. Desde então, essa tradição existe para expressar o desejo dos convidados por uma vida plena e farta aos noivos.
Hoje, existem algumas adaptações com pétalas de rosa ou papéis picados em formato de coração.



O que usar no dia - Diz a tradição que, se a noiva usar em seu corpo uma peça qualquer na cor azul, a inveja de algumas solteiras será cortada. O azul representa pureza e fidelidade. Além disso, reza a lenda que para reforçar essa proteção, a noiva deverá usar uma COISA VELHA, uma COISA NOVA, para trazer sorte, e uma coisa EMPRESTADA de uma mulher feliz em seu casamento.



Sol - Para garantir muito sol no seu casamento, a tradição diz que alguns dias antes você deve levar ovos a alguma igreja de Santa Clara.
Com essas chuvas nos últimos dias, acho melhor garantir.








Mistério - Jamais deixe que o noivo veja a noiva com o vestido antes do casamento. Pode parecer bobagem, mas essa tradição, além de ser milenar, é praticada por quase todos os povos.








Flores no caminho - Os antigos romanos acreditavam que ao jogar flores no caminho onde os noivos passariam, não iria faltar sorte e carinho ao casal.




Gravata - Além de descontraído, esse costume é bastante útil. Os amigos do noivo circulam entre os convidados com a gravata dele em mãos. O convidado que quiser contribuir com a nova vida do casal "compra" um pedacinho da gravata.
Atualmente, alguns casais preferem distribuir mini gravatinhas.

Nenhum comentário: