terça-feira, 6 de abril de 2010

A escolha do champanhe

Para mim casamento sem espumante não é um casamento completo. Bebida preferida da maioria das mulheres e também apreciada por muitos homens, o espumante é um dos tops de uma festa. Confesso que a escolha do espumante foi uma das nossas primeiras decisões no casamento e não poderia ter sido da melhor forma, no estilo marketing experimental.

Em agosto do ano passado, logo depois do pedido de casamento, nós fizemos uma viagem, junto com os padrinos Dani e Gustavo, para as serras gaúchas. Passamos 15 dias percorrendo diversas cidades no Sul do Brasil, entre elas as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi - terras dos melhores vinhos e champanhes nacionais. Faz parte do roteiro de qualquer turista que passa pela região visitar as centenas de vinícolas que existem por lá, algumas pagas, outras não; umas mais modernas, outras mais tradicionais. Como o tempo é curto e não dá para visitar tudo, escolhemos apenas cinco para visitar: Casa da Madeira (especializada em suco de uva), Casa Valduga (super recomendamos), Aurora (mais simples), Chandon (a famosa) e Peterlongo (super recomendamos).

Entre muitas degustações, duas ficaram na nossa preferência: o espumante Moscatel da Casa Valduga e o da Peterlongo. Pegamos informações sobre pedidos, preços e entregas e o Peterlongo (http://www.peterlongo.com.br/) venceu pelo custo-benefício. Em dezembro de 2009 fechamos contrato com a Peterlongo, que virá diretamente do Sul e será o espumante da nossa festa.

Sobre a Peterlongo
A Vinícola Peterlongo atua no segmento vinícola desde 1913, ostentando o título de primeiro Champagne do Brasil. Sua localização, na cidade gaúcha de Garibaldi, foi estrategicamente favorável à instalação do negócio em razão da história de colonização por imigrantes italianos no início do século XIX. Na época, a principal atividade econômica era produção de uvas e vinhos. Esse foi o terreno fértil onde vingou o sonho de Manoel Peterlongo: elaborar em solo brasileiro o legítimo champagne através do método champenoise.

Confira algumas fotos da nossa visita à vinícola.

Lojinha da vinícola

Visita à vinícola


Caves subterrâneas



Degustação dos vinhos


Nenhum comentário: