sexta-feira, 2 de abril de 2010

O fotógrafo

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." - Peter Urmenyi

Outra coisa muito importante no casamento é a escolha do fotógrafo, que vai registrar os melhores momentos da cerimônia, da festa, e dos personagens principais. Para mim, essa talvez tenha sido a escolha mais gostosa do casamento e a mais segura também. Eu explico: é que eu tenho uma super paixão platônica pelo registro de momentos por meio de uma lente. Quem me conhece sabe que eu amo foto e amo praticar foto.

Escolher o profissional que terá essa difícil missão não é uma tarefa fácil, até porque existem muitos fotógrafos excelentes no mercado, cada um com seu estilo.

A primeira coisa que se deve fazer é conhecer o trabalho de vários profissionais de estilos diferentes para ver as fotos que mais te agradam, de acordo com seu perfil: mais tradicional, mais moderno, mais detalhista. E as dicas são muitas, desde os mais populares e caros, como Patrícia Figueira e Renata Xavier, até os que têm um trabalho diferenciado com um preço acessível, como o Túlio Thomé e o Carlos Leandro.

A segunda dica é a empatia com o fotógrafo. Sempre marque reuniões com aqueles que você mais gostou. É indispensável conhecer o fotógrafo pessoalmente para ver se "o santo bate", até porque ele vai ter acompanhar durante todo o grande dia. Fotos, vídeos e lembranças são as únicas coisas que ficam do dia do casamento, portanto, é preciso fazer uma boa escolha para não se arrepender depois. As reuniões também são importantes para você conhecer de pertinho o trabalho do profissional, pegar o albúm na mão, ver o material utilizado por ele e também conferir o ambiente de trabalho dele. Pergunte tudo.

Depois de selecionar alguns que mais gostou, é hora de escolher apenas um. Além de tudo que falei acima, o orçamento do fotógrafo também é uma importante ferramenta para a escolha final, especialmente se seus recursos estiverem apertados. Existem profissionais mais badalados que cobram até R$ 10 mil, mas existem outras excelentes opções de fotógrafos que não têm tanta tradição no mercado, mas possuem um excelente trabalho e um preço mais razoável. Uma dica para quem quer investir num bom fotógrafo, mas está com orçamento apertado é escolher um pacote sem álbum.

Minha experiência

No meu caso não estava disposta a gastar tanto dinheiro com fotos porque o meu orçamento para tudo está muito apertado, mas, ao mesmo tempo, como eu tenho uma relação de amor com a fotografia, precisava encontrar alguém que falasse a minha língua. Leia-se: nada de fotos tradicionais e posadas, gosto mesmo é de fotos conceituais e bonitas. Por isso, foi preciso pesquisar em muitos sites e colher muitas dicas de noivas que já tinham passado por esse processo.

Na minha busca, dei de cara com o blog do Túlio Thomé (http://www.tuliothome.com/) e gostei bastante do que vi. Marquei uma reunião e pronto, me apaixonei pelo trabalho, pelo lugar, pelo atendimento e por toda a equipe que trabalha com o Túlio. Foram necessárias apenas duas reuniões para fecharmos o contrato. O trabalho dele é exatamente o que eu procurava: fotos lindas e conceituais, poses espontâneas, registro perfeito dos sentimentos aflorados, além do álbum, que parece uma obra de arte. Batemos o martelo na hora! Será ele o nosso guru das futuras lembranças.

Algumas fotos do Túlio:





Um comentário:

tulio disse...

super feliz com o que eu vi aqui!
bju procês!