quinta-feira, 6 de maio de 2010

Lista de convidados


Se eu disser que a lista de convidados é a parte mais difícil do casamento não é exagero. Quando você decide fazer uma festa, uma das primeiras coisas a fechar é o número de convidados. E o que influencia nesse número é o tamanho do seu círculo de amizade e da sua família, o tipo de festa que você deseja (mais íntima ou mais exagerada) e, principalmente, quantas pessoas o seu dinheiro é capaz de bancar.

No meu caso, eu tenho uma família grande e o noivo nem tanto; o nosso círculo de amizade é grande, mas são basicamente as mesmas pessoas; além disso, eu queria uma festa onde estivessem realmente os meus amigos e não apenas conhecidos. Quero chegar à minha festa e saber quem é cada pessoa que está presente. Por isso, fechamos uma margem de 200 convidados. Mesmo tendo certeza de tudo isso, ainda estou sofrendo para fechar a minha lista definitivamente. E precisamos fazer isso logo por conta dos convites, que temos que mandar fazer. Vou expor aqui as grandes questões desse momento.

A primeira é a família. Na maioria das vezes, os seus parentes exigem que você convide todo mundo que tem o mesmo sobrenome que você, mesmo que você só tenha visto uma vez na vida. E como a minha é enorme, isso, com certeza, está acontecendo. O problema é: como a gente deve avaliar isso?

Outra questão são os amigos de seus pais. Alguns pais acham que a festa é deles e, por isso, podem chamar todo o seu círculo de amizade. Temos, sim, que reconhecer que algumas pessoas não podem deixar de ser chamadas, mas é preciso colocar um freio nos nossos pais. Caso contrário, a lista será mais deles do que sua. No nosso caso, já combinamos com os nossos pais que só chamaremos os amigos deles que a gente tem contato de alguma forma.

Os colegas de trabalho também são um grupo complicado, até porque são pessoas que você encontra todos os dias. Por isso, como escolher um e não escolher o outro? Como chegar no dia seguinte do casamento de dizer “oi, eu casei, mas não pude te chamar”. Mas, por outro lado, não dá para chamar todo mundo. Nós optamos por selecionar aquelas pessoas que já convivem conosco no trabalho há mais tempo e que mantemos um certo contato próximo diário, ou seja, que saímos para almoçar com freqüência ou tocamos um projeto juntos. Mas não tem muito jeito, alguém sempre vai te olhar de cara feia no dia seguinte.

Selecionar os amigos é um pouco mais fácil, mas também tem as suas dificuldades. Por exemplo, às vezes acontece de você estar sempre com uma pessoa nas noitadas da vida, mas ela não ser sua amiga. E aí, convida ou não? Aí depende do critério de cada um.

Ainda tem outro probleminha. Como ainda faltam alguns meses para o grande dia, bate aquele medinho de perder o contato com pessoas que foram convidadas ou ainda de criar laços mais fortes com quem não recebeu convite.

A verdade é: queridos noivos, relaxem, convidem quem vocês acharem mais adequado. Até porque, sempre alguém vai reclamar que não foi convidado, faz parte! Euzinha aqui, pretendo fechar isso até semana que vem. Boa sorte para mim!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga,

essa é a lista da "discórdia" rsrsrs eu optei por chamar apenas 1 tio dos 9 irmãos do meu pai. Conclusão: até hoje... depois de quase três anos, os que ficaram de "fora" não falam comigo. Esse problema da lista sempre vai existir, mas o importante é ter a presença dos amigos... Isso é super maneiro. Quando entrar na festa e olhar as pessoas queridas, você vai ficar mega feliz.
Beijo.

Dani Campos

Anônimo disse...

É verdade! Sempre existe alguém que fica mordido. Não tem jeito.