quarta-feira, 5 de maio de 2010

Casamento sustentável

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais na moda, por conta de uma maior preocupação com os problemas ambientais e com as mudanças climáticas nos últimos tempos. E não é que o conceito também invadiu as festas de casamento e vem conquistando muitos noivos adeptos da onda verde.

Os fabricantes já perceberam essa nova tendência e oferecem diversos produtos em versões sustentáveis. São convites em papel reciclado, lembrancinhas com mensagens ecológicas, vestidos confeccionados com tecidos reaproveitados, mudas de árvores para os convidados, entre outros.


Eu acho a ideia super adequada. Nada melhor do que curtir o seu momento sem esquecer de conscientizar os seus convidados sobre a preservação do ambiente em que vivemos. Tudo isso sem exageros, é claro! Até porque, tudo em excesso fica muito chato. Tem gente que escolhe um cardápio só com alimentos orgânicos, mas aí eu já acho um pouco demais.

Eu vou aderir a algumas ideias diferentes, não só de sustentabilidade, mas também de responsabilidade social. Além de se divertirem na festa, meus convidados receberão algumas coisinhas que vão fazer eles pensarem sobre o tema. Mas isso eu não posso contar em detalhes porque é surpresa.

Para ajudar quem se interessou pelo tema, vou dar algumas dicas do que já vi por aí nas minhas andanças por sites e revistas de noivas.

Papel reciclado
Podem ser usadas minissacolinhas feitas com papel reciclado para embalar lembrancinhas do casamento. Ela é estampada com palavras que expressam os princípios da sustentabilidade e também do casamento feliz, como respeito, responsabilidade, amor, união, fidelidade e paz. Os fabricantes oferecem uma linha completa baseada no conceito, com convites, cartões de agradecimento etc.

Ecobrindes
São aquelas lindas lembranças que os noivos oferecem aos seus convidados só que com materiais sustentáveis. Uma boa dica é o site Ecobrindes. Lá você vai encontrar, por exemplo, os Kits de Plantio Ecológicos - que trazem o conceito da preservação do meio ambiente através da prática do cultivo de sementes -, além de mudas de árvores e saches com sementes de plantas.



Bem-casados
A tradicional embalagem, com papel crepom e fita de cetim, ganhou versão orgânica, feita de ananás (folhagem do abacaxi) com bagaços de cana-de-açúcar. Apesar de ser cerca de 60% mais cara, a procura pelo exemplar ecologicamente correto triplicou no último ano.

Um comentário:

Cristiane disse...

Essa é a ultima moda, a ultima edição da revistas "noivas rio de janeiro" veio uma reportagem sobre isso e achei bastante interessante bjs.